Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Biografia do Idealizador

Professor Francisco José de Abreu Matos
Farmacêutico por vocação, professor por profissão, graduado famacêutico-químico pela Faculdade de Farmácia do Ceará em 1945 e um dos funcionários da UFC, Universidade Federal do Ceará . Doutor em Farmacognosia (USP, 1960)  livre-docente, professor emérito, seus títulos acadêmicos e honrarias revelam apenas um pouco de uma brilhante trajetória. Embutidos numa história de dedicação e total entrega ao trabalho, revelam um  verdadeiro caso de transmutação entre nome e atividade (matos e plantas) pessoa e realização, indivíduo e obra. Impossível pensar no nome Abreu Matos e não associá-lo às plantas medicinais. Seu legado é base para a continuidade da própria existência de vários setores da UFC.
Filho, neto e bisneto de farmacêuticos. O professor Abreu Matos nasceu em Fortaleza, em 21 de maio de 1924, como herdeiro das afamadas pílulas de matos criadas pelo seu bisavô o cirurgião Fco. José de Matos que  edificou a “Pharmacia Mattos” na cidade de Baturité a 80 Km de Fortaleza.
Autor de centenas de artigos científicos publicados em periódicos além de ter realizado inúmeras comunicações em congressos científicos nas áreas de Farmácia, Química de Produtos Naturais e Botânica aplicada. Publicou vários livros voltados para o estudo químico, farmacológico e agronômico de Plantas Medicinais. O professor Abreu Matos constituiu-se numa das maiores  autoridades no tema com repercussões nacionais e internacionais. Seu nome encontra-se registrado nas famosas coleções do Herbário Britânico Kew Gardem, nas quais encontramos alusão à espécie Croton regelianus var. matosii, em sua homenagem, fruto do trabalho com o inseparável companheiro e Botânico Dr. Afrânio Fernandes. Juntos desbravaram ao longo de mais de 40 anos o interior do nordeste brasileiro em busca de espécimes de plantas nativas que foram devidamente identificadas e catalogadas no Herbário Prisco Bezerra da UFC.
O professor Matos formou vários mestres e doutores e inspirou diversas pessoas da UFC, e muitas mais fora dela. Mesmo aposentado  fez questão de permanecer na Universidade dentro do Laboratório de Produtos Naturais (LPN) fundado por ele juntamente com os professores J.W de Alencar, M.I L. Machado, A. A. Craveiro dirigindo-o até sua morte em 22 de dezembro  de 2008. A ele devemos também a criação, em 1983, do Horto de Plantas Medicinais e do Projeto Farmácia Viva, um Programa de Apoio Social Farmacêutico que promove a utilização correta, baseado em dados científicos, de plantas medicinais e de seus produtos para utilização terapêutica tornando-o um trabalho essencial de saúde pública. Muito além das observações  científicas, ressalta-se o alcance social dessa iniciativa, sendo a idéia hoje copiada por instituições, cidades, estados como forma de permitir melhor acesso a uma saúde dentro de parâmetros os mais avançados e humanísticos, pois as Farmácias Vivas permitem o resgate de tradições etno-farmacológicas da  nossa população.
O Horto de Plantas Medicinais "Prof. Fco. José de Abreu Matos", tem um alto valor agregado pelo registro de certificação botânica e farmacognóstica de suas plantas e pelo acervo  de informações científicas que as validam como medicinal tornando-o um banco de germoplasma, talvez único no Brasil de valor inestimável para a Universidade e para os Programas Nacionais de Fitoterapia Científicas.
Membro da Academia Nacional Cearense de Ciências, da Academia Cearense de Farmacêuticos, da Sociedade Brasileira de Botânica e da Academia Nacional de Farmácia de Paris. Ainda em vida foi reconhecido por meio de diversos prêmios, como o de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, medalha Dr. Petiguary de Medeiros, o prêmio Adhail Barreto da Secretaria de Saúde, da Prefeitura Municipal de Fortaleza e comenda de mérito farmacêutico concedido pelo Conselho Federal de Farmácia e o prestigioso troféu Sereia de ouro concedido pelo sistema Verdes Mares de Comunicação. Recebeu ainda comendas do governo do estado do Ceará da Prefeitura Municipal de Fortaleza e de outros municípios cearenses. Em 2004 foi homenageado pelos seus 80 anos com a medalha Reitor Martins Filho no Cinquentenário da UFC.
Em sua homenagem foi publicado por lei Municipal em Fortaleza e posteriormente por lei estadual o dia da planta medicinal, 21 de maio, data de seu aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário