Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Malvariço

   
                    
NOME POPULAR: Malvariço, malvarisco, hortelã-grande
NOME CINTIFICO: Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng
FAMILIA: Lamiaceae (Labiatae)
UM MEDICAMENTO PARA IRRITAÇÃO NA BOCA E NA GARGANTA (ROUQUIDÃO, TOSSE, BRONQUITE)

CARACTERÍSTICAS GERAIS
`                 É uma grande erva subarbustiva, perene, erecta, muito aromática, tomentosa, semicarnosa, de 40 cm a 1 m de altura. Folhas deltóide-ovais, de base truncada e margem denteada, quebradiças, com  nervuras salientes no dorso,medindo 4 a 10 cm de comprimento; É originária da Ilha de Amboino na Nova Guiné e cultivada em todos os países tropicais e subtropicais, inclusive no Brasil em hortas caseiras para fins medicinais. Parece muito com a malva-santa (Plectranthus barbatus Andr.) que tem sabor, cheiro e uso bem diferentes. A sua multiplicação pode ser feita através de galhos. Preferir ramos mais velhos. Caso replante em canteiro deve deixar dois palmos entre as plantas.

USO
Você pode usar as folhas frescas de malvariço de três maneiras, cada uma de um jeito: misturada com açúcar como se fosse uma pastilha, feito um lambedor para tosse ou como bala de chupar.

COMO USAR NA FORMA DE PASTILHA
Tire do pé 6 folhas já crescidas. Lave em água corrente para retirar a poeira e usá-las logo. Pegue uma folha coloque sobre ela uma colher de açúcar, dobre-a com cuidado e ponha na boca. Vá chupando lentamente até acabar o sabor doce. Geralmente 6 folhas num dia fazem sumir a rouquidão ou a dor de garganta.
COMO FAZER O LAMBEDOR
O lambedor ou xarope caseiro pode ser preparado da seguinte maneira: Junta-se numa panela 30 folhas frescas de malvariço e um copo cheio de açúcar arrumados em camadas, uma de açúcar, outra de folhas. Mas uma de açúcar, outra de folhas e assim por diante até acabar o açúcar e as folhas. Põem no fogo sem colocar água, mas com cuidado para não deixar queimar. Coa-se para um frasco bem limpo e esterilizado com água quente. Depois de fechado colocar um rótulo e guardar em lugar protegido contra poeira. Deve ser utilizado no máximo, até 1 mês depois de preparado, quando mantido na geladeira. Antes de usar observe se o xarope não azedou.
Outra maneira é preparar o lambedor composto:  malvariço e chambá
Colocar 1 copo de açúcar e meio copo de água fervida ou filtrada numa panela e aquecer até formar um mel.  Depois colocar meio copo com   folhas  de chambá bem lavadas e cortadas em pedaços . Aqueça durante 3 minutos.   Coloque em seguida 12 folhas de malvariço e 12 folhas de hortelã-japonesa  bem lavadas e aqueça por mais 3 minutos agitando bem. Deixe esfriar, coe e guarde em vidro esterilizado  com água quente.

COMO TOMAR O LAMBEDOR
Crianças        2 a 6 anos – 1 colher das de café 3 vezes ao dia.
                      7 a 12 anos – 1 colher das de sopa 3 vezes ao dia
Adulto          01 colher das de sopa 3 vezes ao dia

COMO PREPARAR AS BALAS DE CHUPAR
Prepare o lambedor simples ou composto da mesma maneira descrita acima. Depois de coado deixe a mistura continuar fervendo até dar o ponto de bala. Neste ponto o xarope mostra o fundo da panela quando é mexido e já solta fio quando se deixa esfriar uma amostra na ponta da colher. Estas balas podem ser chupadas à vontade para tratar os sintomas de garganta seca o dolorida, rouquidão ou mesmo tosse seca.


 
Referências:

MATOS,F.J.A., 2007, Plantas Medicinais-guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. 3,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza

MATOS, F.J.A., 2002 , Farmácias Vivas, 4,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza.

HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008 Plantas Medicinais: no Brasil: nativas e exóticas, 2 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum


9 comentários:

  1. muito boa esta receita até onde eu sei, ela serve também como tempero,em carne frango feijão é muito gostso,obrigada.

    ResponderExcluir
  2. muito boa esta receita até onde eu sei, ela serve também como tempero,em carne frango feijão é muito gostso,obrigada.

    ResponderExcluir
  3. muito boa esta receita até onde eu sei, ela serve também como tempero,em carne frango feijão é muito gostso,obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Onde encontrar a semente para plantar?

    ResponderExcluir
  5. É muito fácil fazer um pé de malvarico.
    Só precisa de um galinho.

    ResponderExcluir
  6. sempre tenho em casa, já fiz várias vezes o lambedor e as balas. percebi que uma muda demorava a crescer onde não tinha muita exposição ao sol, depois que a coloquei mais exposta ela cresceu rapidinho.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom ter uma planta dessa em casa.

    ResponderExcluir
  8. Quero fazer com meus alunos essas balas.Tem horta na escola que trabalho

    ResponderExcluir
  9. tenho a planta há mais de um ano, e não conhecia o nome. Hoje veio um amigo a casa e ensinou-me a baixar o aplicativo para reconhecer plantas.Fui a correr ao meu quintal, e pesquisei cerca de 6 planstas cujos nomes não conhecia. Esta é uma delas.Fico feliz com o aplicativo .Tenho 7 dias para usar grátis.

    ResponderExcluir