NOVIDADE!!!
FITOTERAPIA AGORA É DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO
NO CEARÁ!
Amanhã, dia 28 de fevereiro de 2012, terão início as aulas da disciplina de Fitoterapia. Essa disciplina será de responsabilidade da professora doutora Mary Anne M. Bandeira, da Universidade Federal do Ceará. Inicialmente, será uma disciplina opcional para a graduação em Farmácia, da Universidade Federal do Ceará.
Estão sendo oferecidas 15 vagas (que já estão completamente preenchidas), com uma lista de espera de mais 40 alunos. Esse fato vem confirmar o crescente interesse dos profissionais e da comunidade em geral nessa área.
Como a cadeia da fitoterapia envolve muitos profissionais, a idéia é que no futuro a disciplina possa ser estendida para outros cursos da área de saúde e afins: medicina, enfermagem, odontologia, biomedicina, agronomia, etc. Formando assim uma rede multidisciplinar de atenção à saúde da população.
Estima-se que o comércio mundial de produtos fitoterápicos movimenta cifras de U$ 22 bilhões de dólares (Yunes ET AL., 2001). Este quadro tem sido denominado “a revolução dos fitoterápicos” e cria novas possibilidades nessa área (KINGHORN, 2001). Essa disciplina representa assim, um marco histórico para o nosso estado, visto que é um grande avanço para a saúde pública, pois os profissionais formados terão conhecimento científico sobre plantas medicinais, seus princípios ativos, usos, riscos, formas de preparo, etc., e estarão aptos a trabalhar com a comunidade.
Em 1998, o Prof. J. Abreu Matos em um de seus livros, segundo dados da OMS da época, informava que aproximadamente 20 milhões de nordestinos tinham como única fonte de tratamento as plantas medicinais, pois não chegavam a ser atendidos pelos programas do governo. O Projeto Farmácias Vivas foi criado com o intuito de suprir essa carência.
Hoje, o maior acesso às plantas medicinais e fitoterápicos já são uma realidade para o Ceará, que conta com mais de 70 unidades Farmácias Vivas, que disponibilizam para a comunidade plantas medicinais certificadas. As unidades do tipo III disponibilizam fitoterápicos, o medicamento a base de plantas medicinais, pronto para uso contando com farmacêuticos exclusivamente para a sua produção e orientação à comunidade.
As aulas serão ministradas no Campus do Pici, Laboratório de Produtos Naturais, Horto de Plantas Medicinais Prof. J. A. Matos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário