Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Mentrasto

 


NOME POPULAR: Mentrasto, erva-de-são-joão
NOME CIENTÍFICO: Ageratum conyzoides L.
FAMÍLIA:Asteraceae

UM MEDICAMENTO ANTIINFLAMATÓRIO E ANALGÉSICO PARA REUMATISMO E CÓLICAS MENSTRUAIS
CARACTERÍSTICAS GERAIS

              É uma erva anual, erecta, pilosa e aromática,  de cheiro pouco agradável, com até 1m de altura. Folhas opostas,  verde-escuras, longos pecioladas, ovóides e ásperas, de 3-5cm de comprimento. Inflorescência em capítulos com cerca de 30-50 flores de cor lilás e branca. É muito comum nas áreas úmidas do nordeste brasileiro, principalmente nas serras. Existem dois tipos de mentrasto que nascem sempre um do lado do outro. Um tem mais folhas e quase não dá flores (tipo vegetativo). O outro dá muitas flores  (tipo florífero). Plante o mentrasto, por galho ou sementes, em canteiros úmidos e bem estrumados. Proteja as plantinhas do sol. Em pouco tempo algumas começam a produzir flores e outras não. As plantas com flores darão as sementes para o novo plantio. As plantinhas que não produzem flor servirão para fornecer as folhas usadas como remédios. Remova o plantio a cada 4 meses.
Atenção: Considerando a ação tóxica ao fígado dos alcalóides, é recomendável que sejam usados para fins medicinais, somente as plantas que estejam em estado vegetativo, ou seja, sem flores.

USO
As folhas do mentrasto servem para o tratamento da dor e da inflamação causadas por reumatismo, cólicas menstruais, artrite e artrose. O mentrasto também serve para fazer baixar a febre. Use as folhas frescas ou secas, na forma de pó ou de chá.
COMO PREPARAR E USAR O CHÁ DAS FOLHAS
Prepare a infusão, ou chá abafado, com 4 a 6 folhas frescas para uma xícara de água fervente. Ou pode usar 2 a 3 gramas das folhas secas para a mesma quantidade de água. Tome duas a três xícaras de chá por dia. Quando o tratamento for longo interrompa durante uma semana a cada mês.

COMO PREPARAR E USAR O PÓ DAS FOLHAS
Colha as folhas de mentrasto e lave em água corrente. Coloque as folhas para secar em local com sombra e ventilação. Depois faça o pó com as folhas bem secas peneirando bem. Tome meia colherinha das de café 3 a4 vezes por dia. Misture com mel, ou com água e açúcar.

COMO PREPARAR E USAR A TINTURA DAS FOLHAS
Faça a massagem com a tintura de mentrasto misturada com um pouco de óleo de pequi ou copaíba. Prepare a tintura enchendo um frasco de boca larga com folhas de mentrasto. Depois coloque álcool até a metade do frasco. Complete o frasco com água fervida, fria e limpa, até a boca. Agite o frasco pelo menos 2 vezes ao dia.Depois de três dias filtre a tintura e guarde em um frasco limpo e escaldado. Faça a compressa com a tintura demoradamente nos locais doloridos. Faça isso uma ou mais vezes ao dia até conseguir melhorar os sintomas.
ATENÇÃO!
O chá de mentrasto não deve ser dado a mulheres grávidas nem a crianças.




Referências:

MATOS,F.J.A., 2007, Plantas Medicinais-guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. 3,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza.


MATOS, F.J.A., 2002 , Farmácias Vivas, 4,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza.


HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008 Plantas Medicinais: no Brasil: nativas e exóticas, 2 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum

2 comentários:

  1. Eita quanta gratidão a esse mestre ao qual não tive a honra de conhecer, mas, sinto sua presença toda vez que entro naquela sala. A sociedade agradece ao seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELA PÁGINA, MUITÍSSIMO ÚTIL PARA MIM!

    ResponderExcluir