Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Goiabeira

NOME POPULAR: Goiabeira-vermelha
NOME CIENTÍFICO: Psidium guajava L.
FAMILIA: Myrtaceae
UM MEDICAMENTO CONTRA DIARRÉIAS

CARACTERÍSTICAS GERAIS
A goiabeira é uma arvoreta frutífera de copa aberta, de até 7m de altura com folhas opostas, oblongas, subcoriáceae e aromáticas. Flores alvas solitárias ou em grupos de 2-3 nas axilas das folhas. Fruto do tipo baga, com polpa doce e levemente aromática, medindo de 10cm de diâmetro, com sementes pequenas duras. É nativa da América do Sul, desde a Vnezuela até o  Rio de Janeiro e cultivada em todos os países de clima tropical. Existem dois tipos mais comuns, a vermelha e a branca, sendo a vermelha mais ativa e com maior efeito.A goiabeira pode ser plantada a partir das sementes. É preferível obter mudas de boa procedência, com garantia de serem da goiabeira vermelha, que devem ser plantadas com espaçamento de 4m. Podar bem e regar frequentemente para estimular a produção dos gomos foliares terminais (olhos) que são usados na preparação dos chás.

USO
           As folhas contêm tanino, óleo essencial e rutina, mas seu princípio ativo não está bem definido. Sabe-se que ela age nas diarréias por três mecanismos: uma ação adstringente devido ao tanino, uma ação que impede a transferência de água dos tecidos para o intestino, devida a rutina, e uma ação antimicrobiana especialmente forte contra Salmonela e Shighella, micróbios comuns nas infecções intestinais.
Além de combater as diarréias o chá do olho da goiabeira serve para tratamento das inflamações da boca e da garganta quando usado em bochecho e gargarejo.
O “olho da goiabeira” é o gomo foliar semi-desenvolvido, isto é, aquelas folhinhas  que crescem nas pontas dos galhos.
Para fazer o chá use vários olhinhos formados por duas folhas maiores, mas ainda não endurecidas, e o conjunto das pequeninas que estão bem na ponta do galho.
Use as folhas bem jovens de goiabeira (olhos) de duas maneiras: fazendo o chá simples ou misturado com açúcar e sal como o soro caseiro.

PREPARE O CHÁ
Faça a infusão com 4-6 olhinhos, em uma xícara de água fervente. Deixe corar e tome morno ou gelado, ate três vezes ao dia. Quando a diarréia é forte e há perigo de desidratação prepare um litro do chá usando 30 a 40 olhinhos, junte 1 colher das de sopa de açúcar  e uma pitada de sal, assim como se faz o soro caseiro.

MODO DE USAR
Tome o chá, morno ou gelado preparado recentemente, uma ou mais vezes ao dia.
Nas diarréias fortes: beba o chá em doses pequenas, com intervalos bem curtos e freqüentes. Tomando-se de cada vez uma colher das de sobremesa no caso de crianças, ou meia xícara, nos casos de adultos, até a diarréia parar.
Nas inflamações da boca e da garganta: Faça gargarejo ou bochecho com o chá preparado da mesma maneira descrita acima, 3 a 4 vezes ao dia.
ATENÇÃO!
Nunca deixe nenhum chá para o outro dia fora da geladeira ou por mais de três dias na geladeira. Tenha sempre o cuidado de obedecer rigorosamente aos princípios de higiene, usando vasilhas bem limpas e escaldadas. A limpeza é sua maior segurança.


Referências: 

MATOS,F.J.A., 2007, Plantas Medicinais-guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. 3,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza. 


MATOS, F.J.A., 2002 , Farmácias Vivas, 4,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza. 

HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008  Plantas Medicinais: no Brasil:  nativas e exóticas, 2 ed.  Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum

Nenhum comentário:

Postar um comentário