Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Acerola

NOME POPULAR: Acerola

NOME CIENTÍFICO: Malpighia glabra L.
FAMILÍA: Malpighiaceae
CONSIDERAÇÕES GERAIS
            A acerola é um arbusto bem ramificado com até 6m de altura, comumente até 2,5m, quando em cultivo no Nordeste. Têm folhas simples, elípticas, glabras de ápice acuminado, flores pequenas de pétalas separadas, brancas ou róseas, dispostas em cachos. Os frutos são drupas globóides de cor vermelha, com até 2,5 cm de diâmetro, e chegam a pesar 12g. No Nordeste frutifica quatro vezes por ano. É nativa da América Central, Jamaica e do Sul da América do Norte. É muito cultivada em vários países tropicais, inclusive no Brasil. Embora possa ser reproduzida facilmente por plantio das sementes, sua multiplicação deve ser feita, de preferência, por estaquia e alporquia, para se conseguir mais rápida frutificação. Deve-se ter o cuidado de proteger as mudas contra a perda de umidade, isto é, não deixá-las secar, durante as três primeiras semanas, para garantir maior índice de pega. Plantar as mudas bem enraizadas com espaçamento de três metros. Após o crescimento, fazer podas de arejamento da copa. Usar bastante adubo orgânico e boa rega diária, especialmente quando há poucas chuvas. Os primeiros frutos aparecem a partir de seis meses após o plantio. Fonte excepcional de vitamina C (1 a 5g/100mL), isto é, 1.000 a 5.000 mg de vitamina C em uma xícara de suco puro de acerola. A mesma quantidade de suco de goiaba contém apenas 180mg; de suco de caju, tem 120mg; de suco de laranja, cerca de 80mg e de suco de limão puro, somente 30mg. Os frutos totalmente maduros (vermelhos) têm um teor de vitamina C um pouco menor que o fruto em estado de prematuração (amarelos),

USO
Avitamina C aumenta a resistência as infecções, favorecendo a recuperação da saúde e contribuindo para retardar o envelhecimento.
Os frutos podem ser comidos diretamente ou usados sob a forma de suco  puro ou diluído com água ou com refresco de pitanga, caju, maracujá e outras frutas de sabor forte.
Toma-se, diariamente, um copo do refresco, recentemente preparado. A dose mínima é de 2 a 3 frutas ao dia o que  é correspondente à quantidade de vitamina C necessária para manter o nível normal desta vitamina em um adulto.

Referências:
MATOS,F.J.A., 2007, Plantas Medicinais-guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. 3,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza. 

HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008  Plantas Medicinais: no Brasil:  nativas e exóticas, 2 ed.  Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum



Um comentário:

  1. Este texto ja pose ser atualizado porque a acerola possum tambem antocianinas e carotenos bons antioxidantes tambem.

    ResponderExcluir