Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Alecrim Pimenta




NOME POPULAR: Alecrim pimenta, alecrim-bravo e estrepa cavalo
NOME CIENTIFICO: Lippia sidoides   Cham.

FAMILIA: Verbenaceae
UM ANTISSÉPTICO DE USO LOCAL PARA PELE E MUCOSA
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Planta arbustiva, caducifólia, aromática,  própria da  vegetação nordestina. Tem caule grosso erecto muito ramificado e quebradiço, medindo aproximadamente 2-3m de altura, próprio da vegetação do semiárido nordestino. Folhas longas e finamente crenadas com até 3cm por 1,5 de largura, flores muito pequenas, esbranquiçadas reunidas em pequenas espigas de eixo curto nas axilas das folhas.  As sementes diminutas são dificilmente visíveis. Não tolera água salgada. È freqüente nos arredores de  Mossoró-RN e Tabuleiro do Norte-CE. Pode ser multiplicado a partir de exemplares cultivados pelo processo de estaquia usando-se os ramos finos. As mudas devem ser plantadas depois de bem enraizadas (1-2 meses), com espaçamento de 3 a 4 m. Evitar excesso de água durante a rega, pois a planta é originalmente da caatinga.
USO
        Tem forte ação antimicrobiana contra fungos, bactérias e larvas de mosquito da dengue (Aedes aegypti). É indicado como antisséptico. Suas preparações são muito eficientes no tratamento da acne, sarna infectada, panos brancos, impigens, caspas e do mau-cheiro nos pés, axilas e virilhas. Use o alecrim de duas (2)  maneiras. Como tintura ou como sabonete líquido.
APRENDA A PREPARAR E USAR A TINTURA CASEIRA DE ALECRIM
          Consiga primeiro um frasco de boca larga. Limpe-o muito bem. Encha o frasco com folhas escolhidas do pé de alecrim-pimenta. Coloque álcool de farmácia até ver que chegou na metade. Complete com água filtrada ou fervida. Deixe ficar 3 dias e agite pelo menos 1 vez em cada dia. Use um coador e passe a tintura pronta para um outro  frasco  limpo igualmente o primeiro. Guardar em lugar seguro, rotulado e datado.

COMO USAR A TINTURA
           A tintura pode ser usada pura em compressas locais, para evitar ou curar infecções de ferimentos da pele e do couro cabeludo. Para tratar as infecções da boca e da garganta misture uma colher da tintura com meio copo de água fervida e faça o gargarejo e bochecho. Use a mesma mistura para fazer lavagens vaginais como desodorante íntimo.

APRENDA A PREPARAR E USAR O SABONETE LÍQUIDO
          Cortar em pequenos pedaços uma barra de sabão de coco e colocar numa panela juntamente com uma xícara de água. Aquecer até derreter, retirar do fogo, e juntar rapidamente a tintura de alecrim pimenta, agitando com uma colher. Fazer a limpeza da área afetada com água e sabão. Aplicar o sabonete 3 vezes ao dia.

Referências: 

MATOS,F.J.A., 2007, Plantas Medicinais-guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. 3,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza. 

MATOS, F.J.A., 2002 , Farmácias Vivas, 4,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza. 

HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008  Plantas Medicinais: no Brasil:  nativas e exóticas, 2 ed.  Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum

5 comentários: