Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Apresentação


Idealizador do Projeto.
prof. F. J. A. Matos
          Criado na UFC, (Universidade Federal do Ceará) em 1983, pelo professor Francisco José de Abreu Matos, o projeto Farmácias Vivas atua como um programa de assistência social farmacêutica, visando à transferência do conhecimento, acumulado ao longo de décadas sobre as plantas medicinais da região. O professor planejou a substituição do uso empírico de plantas medicinais, pelo uso de plantas cientificamente validadas quanto a eficácia e segurança terapêutica. Através da utilização de mudas de espécies certificadas botanicamente, validadas farmacologicamente e cultivadas em espaços denominados Farmácias Vivas, as comunidades de baixa renda se beneficiam de preparações caseiras mais simples evitando os altos custos da industrialização. Foram instaladas várias unidades de Farmácias Vivas em todo o Brasil e 72 delas no Estado do Ceará.
          O projeto serviu de modelo para a elaboração da Política Nacional de Plantas Medicinais e fitoterápicos e no dia 08 de Janeiro de 2010 foi aprovada a Lei Estadual nº 12951 que dispõe sobre a implantação da fitoterapia em saúde pública no Estado do Ceará através de unidades do programa. 

         No Horto Matriz de Plantas Medicinais da UFC são cultivadas e multiplicadas as espécies medicinais certificadas, destinadas as novas unidades de Farmácias Vivas.




Entrada do laboratório do horto


Escola Marwin:Modalidade de unidade
de Farmácia viva em Mandala





Um comentário:

  1. Tive a oportunidade de conhecer esta figura maravilhosa que é o prof. José Francisco de Abreu Matos! É, por que a obra dele permanece nos nossos discursos diariamente, trazendo a necessidade de darmos a continuidade deste magnífico trabalho! O senhor, professor Matos, está em nossos corações!!! A Fitoterapia lhe agradece sempre!

    ResponderExcluir