Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Capim-santo



NOME POPULAR: Capim-santo, capim-limão, capim-cidreira
NOME CIENTFICO: Cymbopogon citratus (DC.) Stapf.

FAMILIA: Poaceae (Gramineae)
UM MEDICAMENTO CALMANTE E ESPASMOLÍTICO

CARACTERÍSTICAS GERAIS
              Erva cespitosa quase caule, com folhas longas, estreitas e aromáticas e, quando recentemente amassada tem forte cheiro de limão. Cultivada em quase todos os países tropicais inclusive no Brasil. Forma touceiras densas e pode crescer até meio metro de altura.  Existe um outro capim que também forma touceiras chamado citronela (Cymbopogon winterianus), que pode ser confundido com o capim-santo mas seu cheiro lembra mais o eucalipto limão e suas folhas são mais largas. Existe também um outro que é o capim-santo gigante (Cymbopogon flexuosos) que tem as folhas muito maiores. A troca com este não tem importância porque os dois têm as mesmas propriedades. Você pode fazer suas mudas de capim-santo, usando os filhos que nascem junto das plantas adultas. Os filhos são retirados e separados em grupos de 3. Replante em jarros ou em canteiros com terra bem adubada.
USO
O capim-santo serve para controlar o nervosismo e tratar as pequenas dores de barriga.
Você pode usar o capim-santo para fazer o chá abafado ou o  refresco. Para preparar o chá ou o refresco  é melhor usar as folhas frescas, colhidas na hora.
PREPARE O CHÁ DE CAPIM SANTO
Pegue 4 a 6 folhas frescas e lave bem. Corte as folhas em pedaços pequenos numa xícara bem limpa. Derrame água que acabou de ferver em cima das folhas cortadas. Depois, cubra a xícara e deixe corar. Nunca ferva as folhas, pois elas perdem muito de seu efeito. Para preparar meio litro de chá, use 20 folhas. Essa quantidade dá para 4 xícaras. Tomar 2 a 3 vezes por dia. Caso precise poderá tomar um pouco mais.
COMO PREPARAR O SUCO DE CAPIM-SANTO COM LIMÃO
Triturar no liquidificador 40 folhas do capim-santo com 1 litro de água e em seguida coar. Adicionar o sumo de 2 limões, gelo e açúcar a gosto. Uso imediato.


Referências: 

MATOS,F.J.A., 2007, Plantas Medicinais-guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. 3,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza.

MATOS, F.J.A., 2002 , Farmácias Vivas, 4,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza.

HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008 Plantas Medicinais: no Brasil: nativas e exóticas, 2 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum

4 comentários:

  1. boa tarde , otima a e4xplicaçao sobre o capim santo tirou minhas duvidas obg.

    ResponderExcluir
  2. o chá de citronela ou a inalação faz mal a saúde?

    ResponderExcluir
  3. Anos atras eu tinha uma chácara e consegui uma muda de Capim Santos com Eucalipto e plantei na frente da casa e os mosquitos que estavam me incomodando desapareceram. Foi um beneficio muito grande além do ótimo chá que nós tomavam sempre. Não tenho mais a chácara mas pretendo outra muda para plantar no quintal de casa.

    ResponderExcluir
  4. Anos atras eu tinha uma chácara e consegui uma muda de Capim Santos com Eucalipto e plantei na frente da casa e os mosquitos que estavam me incomodando desapareceram. Foi um beneficio muito grande além do ótimo chá que nós tomavam sempre. Não tenho mais a chácara mas pretendo outra muda para plantar no quintal de casa.

    ResponderExcluir