Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Chambá

                      


NOME POPULAR: Chambá, anador, trevo-cumaru
NOME CIENTIFICO: Justicia pectoralis var. stenophylla Leonard
FAMILIA: Acanthaceae
UM MEDICAMENTO PARA TOSSE E  DIFICULDADES RESPIRATÓRIAS
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Pequena erva sempre verde, perene, subereta, com até 40cm de altura, folhas simples, membranáceas, estreitas e longas, medindo 3 a 10cm de comprimento. Flor de coloração mariscada, muito pequenas. Toda a planta desprende um forte cheiro de cumaru algum tempo depois de coletada. Multiplica-se facilmente por estacas ou pequenas porções dos ramos já enraizados; cresce bem em canteiros semissombreados, formando conjuntos aglomerados globóides. Esta forma de crescimento serve para distinguir esta erva de outras que recebem o mesmo nome popular, mas que crescem como grama.
USO
O extrato da planta tem ação broncodilatadora, analgésica e antiinflamatória comprovadas experimentalmente, o que a torna muito útil no tratamento das crises de asma, tosse, bronquite e do chiado no peito.
Use o chambá  para fazer chá  ou  lambedor. O lambedor deve ser feito com a planta chamada malvariço.
COMO PREPARAR O CHÁ DE CHAMBÁ
Ponha uma xícara das médias de folhas do chambá numa vasilha. Junte um copo d’água e ponha para cozinhar. Tire do fogo assim que sentir um  cheiro parecido com o do cumaru. Coe e  separe para tomar de 2 vezes. Mantenha o tratamento durante uma  semana. Se não ficar bom procure um  médico.

COMO PREPARAR O LAMBEDOR DE CHAMBÁ COM MALVARIÇO
Colocar 1 copo de açúcar e meio copo de água fervida ou filtrada numa panela e aquecer até formar um mel.  Depois colocar meio copo com   folhas  de chambá bem lavadas e cortadas em pedaços . Aqueça durante 3 minutos.   Coloque em seguida 12 folhas de malvariço e 12 folhas de hortelã-japonesa  bem lavadas e aqueça por mais 3 minutos agitando bem. Deixe esfriar, coe e guarde em vidro esterilizado  com água quente.

COMO TOMAR O LAMBEDOR
Crianças        2 a 6 anos – 1 colher das de café 3 vezes ao dia.
                       7 a 12 anos – 1 colher das de sopa 3 vezes ao dia

Adulto            01 colher das de sopa 3 vezes ao dia


Referências:
MATOS,F.J.A., 2007, Plantas Medicinais-guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. 3,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza.
 MATOS, F.J.A., 2002 , Farmácias Vivas, 4,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza.

HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008 Plantas Medicinais: no Brasil: nativas e exóticas, 2 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum

7 comentários:

  1. Gente meu filho de 03 anos tem cansaço, vive em tratamento, mas nada vejo adiantar, ouvi falar nesta planta chamada Chambá e estou muito curiosa e ansiosa para testar no meu filho. Onde posso encontrar esta planta chambá, pois sou do nordeste, mas quase ninguém conhece esta planta que parece ser tão maravilhosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casa se ervas aqui no bordeste eo que mais tem nessas casas flor

      Excluir
  2. Deve ser usada e preparada conforme indica esta receita pois o uso excesivo pode pde provocar vomitos incoercíveis e diabeticos estao peoibidos.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o chambá através de uma raizeira numa feira livre em João Pessoa. Uma tosse que se arrastava há mais de 15 dias cessou completamente após duas tomadas do cha de chambá adoçado com mel num intervalo de 8 horas. Continuei tomando por mais dois dias, ficando completamente livre da tosse e do chiado no peito.
    Gostaria de adquirir, pelo menos duas mudas de Justicia pectoralis e tenho tido dificuldade em encontrar.
    Seria possível indicar-me um fornecedor idôneo?
    Sou antecipadamente grato pela informação.

    Atenciosamente
    Sergio Arthur

    ResponderExcluir
  4. Nas feiras livres de João Pessoa você encontrará, tanto folhas secas quanto mudas.

    ResponderExcluir
  5. Preciso.do.xarope onde posso encontrar

    ResponderExcluir
  6. Onde tem uma farmácia viva em Fortaleza????

    ResponderExcluir