Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Hortelã-rasteira

NOME POPULAR: Hortelã-rasteira, hortelã-de-panela
NOME CIENTIFICO: MenthaXvillosa Huds
FAMILIA: Lamiaceae (Labiatae)

UM MEDICAMENTO CONTRA AMEBA E GIARDIA

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Erva perene, erecta, com 30-40 cm de altura, hibrida originada do cruzamento de Mentha spicata x M suaveolens realizado na Europa e  hoje cultivada em vários países, inclusive no Brasil. Folhas ovais, curtamente pecioladas, enrugadas, medindo até 5cm, com aroma forte e bem cacterístico, que pode ser sentido melhor quando se esmaga as  folhas entre os dedos. Para fazer as  mudas usa-se raminhos em pedaços de meio palmo, que tenham raízes, tirados de uma planta adulta. Retire as folhas da metade para baixo e enterre num pequeno jarro ou saco para mudas com terra bem adubada. As novas plantinhas devem ficar cobertas durante as 2 primeiras semanas para que não sequem e possam criar raízes. Regue todo dia, mas  não coloque muita água que pode prejudicar a planta mesmo adulta. O canteiro deve ser renovado em outro local, de seis em seis meses. 

USO
Você pode usar a hortelã-rasteira de várias maneiras: as folhas frescas, o pó das folhas secas, a tintura, etc. Ela é indicada no tratamento por via oral das parasitoses intestinais quase sempre acompanhadas de cólicas e  diarréia de sangue, causadas por ameba e  giárdia, e no tratamento do corrimento vaginal causado pela infestação por tricomonas.
COMO USAR AS FOLHAS FRESCAS
Escolha 30 folhas sadias, lave com água corrente e separe em 3 porções. Tome cada porção diariamente na “vitamina” de frutas preparadas no liquidificador, ou na salada de verduras, ou na sopa, durante 5 dias seguidos.

COMO PREPARAR O PÓ DAS FOLHAS SECAS
Seque uma boa porção de folhas no forno pouco quente (pode ser tocado com a mão) ou em um lugar quente, ventilado e sombreado, até que elas fiquem quebradiças. Coloque as folhas dentro de um pano limpo e torça o pano para prender as folhas. Logo após, socar o pano com a mão de pilão até que as folhas virem pó. Guardar este pó em frasco escaldado, bem fechado, protegido contra umidade e o calor, por até 2 meses.
COMO USAR O PÓ DAS FOLHAS
Usa-se o pó na dose de meia colherinha das de café três vezes ao dia, durante cinco dias. O pó deve Sr misturado com mel de abelha ou frutas machucadas o momento do uso. O tratamento deve ser repetido após 10 dias e não exclui uma visita ao medico.
NAS DIARRÉIAS DE SANGUE:
Crianças de cinco a treze anos: uma colherinha rasa das de café 3X ao dia durante 5 dias.
Crianças maiores e adultos: uma colherinha cheia das de café 3X ao dia durante 5 dias seguidos.
Na tricomoníase vaginal: por via oral e local: tomar uma xícara das de chá e fazer higiene vaginal diariamente com uma boa porção do chá durante uma a duas semanas.

ATENÇÃO: em todos os casos o tratamento deve ser repetido após um intervalo de 10 dias. Observar os cuidados de higiene pessoal e familiar e usar de água filtrada  para beber e preparar os alimentos a fim de evitar a reinfestação.




Referências: 

MATOS,F.J.A., 2007, Plantas Medicinais-guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. 3,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza.

MATOS, F.J.A., 2002 , Farmácias Vivas, 4,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza.

HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008 Plantas Medicinais: no Brasil: nativas e exóticas, 2 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum

2 comentários:

  1. Olá o, preciso muito dessa planta . Não consigo curar a giárdia do meu filho. Peço uma muda desta planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A senhora mora em fortaleza? Você pode ir no Horto de Plantas Medicinais da UFC lá no campus do pici e eles te dão esta planta para tratar seu filho

      Excluir