Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

sábado, 10 de março de 2012

Agrião

NOME POPULAR: Agrião-bravo
NOME CIENTIFICO: Acmella uliginosa (Swartz) Cass.
FAMILIA: Asteraceae

CARACTERÍSTICA GERAL

Erva subereta, anual, quase rasteira, aromática, de até 3 cm de altura, nativa da América tropical em locais úmidos e sombreados. Folhas simples, cartáceas, opostas, de cor mais clara na face inferior, de 2,5-6,0 cm de comprimento. Flores muito pequenas, amarelas, reunidas  em capítulos cônicos (cabecinhas ou “sementes”), axilares e terminais, de cerca de 1 cm x 1cm, com sabor levemente picante deixando na boca uma sensação de formigamento. È mais freqüente no Nordeste onde cresce especialmente nas serras frescas. Pode ser cultivado a partir  das sementes sob condições semelhantes  às encontradas  no seu ambiente natural.

USO
Como remédio popular, tradicional, é usada contra dor de dentes ou de formigamentos na boca, para isto mastiga-se um pequeno pedaço da “flor”. Toda a planta, mas principalmente os capítulos contem um principio ativo de ação anestésica local, o espilantol e até 0,7% de óleo essencial responsável pelo cheiro próprio da planta. Seu contato com a garganta deve ser evitado por causa do risco de provocar paralisia da glote que, embora transitória, pode ser perigosa. Pode ser usada como anestésico local em ferimentos da boca, colocando-se em contato com a lesão (aftas, cáries doloridas, etc.), durante 1 ou 2 minutos, um pouco de algodão embebido na sua tintura à 10 ou 20%, preparada por maceração num pequeno frasco contendo as flores até a metade e completado com a mistura de 1 parte de álcool para 3 de água. Repete-se este tratamento até passar a dor. Alguns dentistas usam o mesmo tipo de preparação para aplicar previamente na gengiva, a fim de minimizar a dor da picada da agulha, na anestesia dental. È usada também como tempero de peixes, crustáceos e aves.


Referencias:


HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008  Plantas Medicinais: no Brasil:  nativas e exóticas, 2 ed.  Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum




Nenhum comentário:

Postar um comentário