Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

sábado, 10 de março de 2012

Sereia de ouro


Professor Abreu Matos

 O cientista cearense Francisco José de Abreu Matos dedicou boa parte de sua vida à pesquisa das plantas medicinais e à difusão de seus conhecimentos. O professor Abreu Matos, como é mais conhecido, é o idealizador do Projeto Farmácias Vivas, que beneficia milhões de pessoas pelo País. O Troféu Sereia de Ouro chega como reconhecimento pelo seu trabalho de imenso alcance social. Abreu Matos representa a quarta geração de farmacêuticos em sua família.

Tudo começou com o bisavô Francisco José de Mattos, criador, no Século XIX, das afamadas Pílulas Mattos – um dos dez primeiros medicamentos registrados no País. Além do mesmo nome, Francisco José de Abreu Matos herdou do bisavô a paixão pelo estudo das plantas medicinais. Carrega, no currículo, a graduação de farmacêutico-químico (UFC, 1945), e a formação em Farmacognosia (USP, 1960), em um curso equivalente ao doutorado atual, que o credenciou a assumir o cargo de professor catedrático na Universidade Federal do Ceará. Em 1970, foi transferido para o Centro de Ciências da UFC, passando a ser responsável pelo ensino das disciplinas de Química Orgânica e Isolamento de Componentes de Produtos Naturais de Plantas.

A aposentadoria na UFC veio em 1980, depois de 37 anos de tempo de serviço. Em 1983, criou o revolucionário Projeto Farmácias Vivas. O professor recebe o Troféu Sereia de Ouro como uma grande honraria: “É motivo de muito orgulho. Sou grato pela lembrança e grato ao grupo que aprovou meu nome.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário