NOME POPULAR: Cumaru
NOME CIENTÍFICO: Amburana cearensis (Alemão) A.C. Sm.
FAMILIA: Fabaceae
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Árvore com até 20m de altura, de tronco revestido por uma casca espessa (ritidoma esfoliativo) que se desprende em finas lãminas delgadas deixando grandes manchas vermelho-pardas de mistura com outras esverdeadas. Folhas compostas pinadas, de folíolos elípticos, orbiculares até oblongo ou obovais, de 2-3 cm de comprimento. Flores pequenas, brancacentas e muito aromáticas, dispostas em panículas terminais. Fruto do tipo vagem tardiamente deiscente, contendo uma única semente achatada e provida de uma asa membranácea. Todas as partes da planta tem cheiro forte e agradável. Ocorre desde o nordeste do Brasil até São Paulo, nas áreas mais áridas. Na região Amazônica, principalmente no Acre e Rondonia ocorre outra espécie afim desta planta-Amburana acreana (Ducke) A.C.Sm. com as mesmas propriedades, mas de porte muito maior, contudo considerada por alguns autores como a mesma espécie.
USO
As cascas e sementes são utilizadas com freqüência em medicina popular como medicação caseira no tratamento de bronquites, gripes e resfriados. Pode ser usado na forma de chá fervido (decocto) feito com 50g de casca bem picada (meia xícara das médias) com água em quantidade suficiente para dar um copo, fervendo-se a mistura em recipiente coberto com tampa. O cozimento, depois de coado, pode ser tomado na dose de uma colher das de sopa até seis vezes ao dia, ou usado para fazer o xarope, juntando-se com a mesma quantidade de açúcar e fervendo-se a mistura até dissolvê-lo totalmente. Para garantir maior tempo de duração do xarope (cerca de uma semana ou mais) use vasilhames bem limpos, lave o frasco por fora depois de fechado e guarde na geladeira ou em lugar protegido contra poeira. Para o tratamento de tosse, bronquite e asma toma-se uma colher das de sopa seis vezes ao dia. Criança toma a metade desta dose. A eficácia e a segurança terapêutica desta planta, já evidenciadas através de estudos químico e farmacológico, permitem considerá-la como um fármaco útil para os programas de fitoterapia em saúde pública, livre para emprego nas práticas caseiras da medicina popular como medicação antiinflamatória, analgésica, antiespasmódica e broncodilatadora, desde que sua preparação obedeça as boas normas de manipulação, para garantir a qualidade da preparação.
Referências:
HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008 Plantas Medicinais: no Brasil: nativas e exóticas, 2 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum
Boa Tarde,a equipe do Dr.Matos e outros,vi falar sobre a referencia do Cumaru a sementes do Amazonas que cura Alzheime(serve) que já foi para USA,para os cientistas,que o governo iria fazer o remedio para ser distribuido ao povo,que tinha problema da doença.solicito da equipe se poderia me informar como faço o chá para ser tomado referente ao alzheime,espero se for possivela resposta no meu email.ximenesgravurista@gmail.com
ResponderExcluircomo fazer o cha usando as sementes
ResponderExcluirE otimo
ResponderExcluirJá morei no Pará e presenciei o uso do Cumaru na medicina caseira. Lá eles vendem no Veropeso
ResponderExcluirUm xarope do cumaru considerado na região o melhor tratamento para bronquite,tosse seca e gripe em geral.