Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Colonia

NOME POPULAR: Colônia
NOME CIENTÍFICO: Alpinia zerumbet (Pers.) B.L. Burtt.& R.M.Sm.
FAMILIA: zingiberaceae

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Grande erva aromática, rizomatosa, de folhas longas e largas de pontas finas, com flores campanuladas  coloridas de róseo, marrom e branca, dispostas em belas inflorescências semipendentes. É de origem asiática, mas vem sendo cultivada em todos os estados do Brasil como planta medicinal e ornamental. Pode ser facilmente multiplicada por plantio dos rizomas, que são parecidos com gengibre.  Estes, ao se tirar a parte aérea, são plantados em canteiros de areia, irrigados diariamente e deixados brotar. Quando atingirem o tamanho de um palmo, as mudinhas podem ser transplantadas para canteiros permanentes preparados com terra e esterco curtidos. Desbastam-se as touceiras a  cada seis meses.

USO
Indicado para tratamento da hipertensão e de estados de ansiedade com o uso do chá preparado com as folhas frescas.

COMO FAZER O CHÁ

O chá é feito colocando-se um litro de água quase fervente sobre os pedaços cortados de uma folha; cobre-se e deixa-se esfriar, o chá recém-preparado deve ficar com coloração amarelada e não rósea , pois a cor avermelhada indica que houve oxidação de alguns de seus constituintes; depois de preparado, o chá deve ser mantido na geladeira e renovado diariamente, devendo-se tomar 1 litro do chá por dia, como se fosse água. A pressão arterial deve ser verificada com freqüência e, no caso de manter-se alta, deve-se preparar novo chá usando duas folhas em um litro. No caso a pressão não baixar com doses de até três folhas deve-se procurar o médico para novo exame e mudança de tratamento.

Referências: 


MATOS, F.J.A., 2002 , Farmácias Vivas, 4,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza. 
 

HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008  Plantas Medicinais: no Brasil:  nativas e exóticas, 2 ed.  Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum




8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, em quais locais de Fortaleza, posso comprar folha de colônia??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É planta nativa abundante no sudeste. Pode encontrar folhas secas nas farmácias naturais ou oela internet.

      Excluir
  3. Em algumas pessoas o chá da colônia pode produzir taquicardia - se for este o seu caso suspenda o tratamento com esta planta.

    ResponderExcluir
  4. O chá da Flor da Colônia desentope veias do coração? E a quantidade que se toma por dia ? Chá é sempre pra um dia ?

    ResponderExcluir
  5. Não tenho esta informação. Para "desentupir o coração" sao indicadas outras ervas. Colônia tem acao calmante e ansiolitica. Não se usa em crianças.

    ResponderExcluir