Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Citronela

NOME POPULAR: CAPIM-CITRONELA
NOME CIENTÍFICO: Cymbopogon winterianus  Jowitt ex Bor
FAMÍLIA: Poaceae (Gramineae)
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Erva aromática, com cerca  de 1m de altura, formada por folhas longas, que amassadas entre dedos liberam um forte cheiro que lembra o eucalipto-limão (Eucalyptus citriodora). As flores são raras e estéreis em nossas condições. É originária do velho mundo e cultivadas nos países tropicais. Seu cultivo permite até quatro cortes por ano, multiplicando-se por separação da touceira e replantada diretamente no campo, no espaçamento de 50x80cm.
USO
O óleo essencial e o extrato obtido por maceração de suas folhas são usados como repelentes de insetos e aromatizantes de ambientes. Sua ação se deve à presença de citronelal no óleo, que tem ação fortemente repelente e inseticida sobre vários insetos larva, larvicida para Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela, adulticida para  Culex pipiens, o incomodo pernilongo conhecido também como muriçoca e contra besouros que prejudicam plantas, todas comprovadas experimentalmente. Tem também ação antimicrobiana local e acaricida, especialmente contra os microácaros da poeira do ar que são responsáveis por processos alérgicos respiratórios comuns em ambientes, através de fumigação conseguida pela queima das folhas secas a sombra ou do próprio óleo diluído no querosene de candieieros, ou por pulverização de uma solução a 20% do óleo em álcool diluído ao meio, em vaporizadores especiais.

Referencia:

HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008  Plantas Medicinais: no Brasil:  nativas e exóticas, 2 ed.  Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum

Nenhum comentário:

Postar um comentário