Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Eucalipto medicinal

NOME POPULAR:  Eucalipto medicinal
NOME CIENTÍFICO: Eucalyptus tereticornis  Smith.
FAMÍLIA: Myrtaceae
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Existem no Brasil muitas espécies de eucalipto, todas de origem australiana. São grandes árvores, cultivadas para obtenção da madeira como  combustível, ou de celulose para fabricação de papel e para extração do óleo essencial medicinal. Várias são empregadas como plantas medicinais, sendo a mais comum e mais utilizada no Ceará, Eucalyptus citriodora Hook. (eucalipto limão), cujas folhas, entretanto, são impróprias para uso medicinal por inalação. Esse tipo de uso comum, porém equivocado, parece ter sido induzido pela associação dos nomes “eucalipto” e “limão” consagradas como medicinais pelo povo.  Através do Projeto Farmácias vivas tem-se procurado substituí-lo pelo uso mais adequado e correto do tipo tereticornis. Este contém nas folhas o eucaliptol e o citriodora, contém o citronelal, sendo por isso usado como aromatizante e desinfetante. Ambos têm dois tipos de folhas. As dos ramos mais velhos  que são longas (30cm), estreitas e curvadas e, as dos ramos mais novos, que são mais curtas e largas. As folhas do eucalipto medicinal do Nordeste têm o mesmo cheiro do eucalipto das farmacopéias que lembram alguns remédios para gripe (transpumim e vapo-rub, por exemplo). As folhas do eucalipto limão têm cheiro de desinfetante de banheiro e de citronela, planta usada como repelente de insetos. Embora seja raro na arborização do Nordeste, pode ser cultivado nas hortas medicinais das Farmácias Vivas que disponham de bastante terreno. As mudas são preparadas a partir das  sementes. Todas as espécies de eucalipto  contêm óleo essencial dentro das folhas, mas somente são consideradas medicinais aquelas que tiverem em seu óleo essencial mais de 50% de eucaliptol, também chamado de 1,8-cineol, que é o responsável pela ação expectorante e desinfetante pulmonar o que justifica o seu uso no tratamento de tosse, bronquite e resfriados, tanto quando administrado pelo processo de inalação ou por absorção via transdérmica por massagem na pele.
USO
Balsâmico, expectorante e antisséptico das vias respiratórias. Útil no tratamento caseiro de resfriados, gripe, bronquite e da sinusite. As folhas frescas ou secas à sombra são usadas para preparação do chá do tipo abafado e para inalações com vapor d’água. As secas podem ser guardadas em recipiente bem fechado até durante um ano.
COMO FAZER O CHÁ
O chá é feito com  4 a 6g de folhas em uma xícara com água fervente e tomado, ainda quente, na dose de 2 a 3 xícaras ao dia.
COMO FAZER A  INALAÇÃO
A inalação é preparada na hora, colocando-se ½ litro de água fervente sobre as folhas picadas em pequenos pedaços, para expor as glândulas de óleo que ficam no interior delas, Através de funil de cartolina aspira-se, lentamente, os vapores durante cerca de 10 minutos, geralmente à noite antes de dormir.
ATENÇÃO
O Eucalipto citriodora, não contém eucaliptol, no entanto é a espécie de eucalipto mais empregada na medicina popular do Nordeste. Suas folhas não devem ser usadas em inalações, nem nas saunas, pois contém citronelal, substância irritante para a mucosa do trato respiratório. O citronelal, no, no entanto, confere à tintura e a essência deste de eucalipto, um poder antisséptico que justifica seu uso como agente de limpeza de pisos e sanitários e como aromatizante de ambientes.

Referencias:

MATOS,F.J.A., 2007, Plantas Medicinais-guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. 3,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza. 

MATOS, F.J.A., 2002 , Farmácias Vivas, 4,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza. 

HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008  Plantas Medicinais: no Brasil:  nativas e exóticas, 2 ed.  Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum

9 comentários:

  1. Amigo, meu filho não para de tossir, os antigos dizem que esse EUCALIPTO LIMÃO é muito bom para ele inalar o vapor, para então "soltar" o catarro que esteja em seus brônquios. Isso é fato? Pode me ajudar quanto a isso, ou pelo menos me dar uma sugestão melhor?
    Aguardo...

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de saber sobre aquele EUCALIPTO dá filha redonda muito cheiroso e usado para arranjos em floricultura??
    11942590152 whatsapp

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber sobre aquele EUCALIPTO dá filha redonda muito cheiroso e usado para arranjos em floricultura??
    11942590152 whatsapp

    ResponderExcluir
  4. Casca e folha sem cheiro é bom pra chá

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE, SABE ONDE COMPRO EUCALIPTO RADIATA OU GLObulus ou SMiTHii. ???

    ResponderExcluir
  6. O eucalipto sem cheiro pôde ser usado para o chá? Fiz e tomei mas fiquei preocupada??

    ResponderExcluir
  7. Como indetificar o eucalipto que pode fazer o cha?

    ResponderExcluir
  8. Onde posso conseguir mudas do Eucalyptus tereticornis?

    ResponderExcluir
  9. Onde posso encontrar o eucalipto de uso medicinal, pois tenho crises de renite alérgica e único remédio que fico boa,por favor me ajude...

    ResponderExcluir